Meio Ambiente

Pescadores de Bom Jesus fazem manifestação contra a Petrobras

Lucas Esteves
Estatal continua obras do Terminal de Regaseificação GNL na Ponta de Nossa Senhora  |   Bnews - Divulgação Lucas Esteves

Publicado em 29/06/2013, às 11h45   Redação Bocão News (Twitter:@bocaonews)




Os pescadores e marisqueiras da Colônia Z3 da Ilha de Bom Jesus dos Passos e da Ilha dos Frades farão, na manhã deste sábado (29), uma manifestação contras as obras do Terminal de Regaseificação GNL na Ponta de Nossa Senhora, na Ilha dos Frades, da Petrobras. O protesto será em meio aos tradicionais festejos de São Pedro e do dia do pescador.

O impasse entre os pescadores e a estatal continua. Este semana, a Justiça derrubou a liminar impetrada pela empresa petrolífera contra o embargo à obra determinado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Bahia, que a impedia de continuar as obras. Mesmo assim, o terminal continua a ser construído.

A maior reclamação dos pescadores é a falta de ações compensadoras pelo grande impacto ambiental que as obras vêm causando. Segundo o líder da colônia da Ilha de Bom Jesus dos Passos, em contato com o Bocão News, a direção da Petrobras continua sem apresentar ações de compensação, já que o projeto de implantação da plataforma prejudica a atividade pesqueira na região.

“Nós apresentamos um projeto e eles não deram nenhum encaminhamento e agora estão com outra fórmula. Além disso, as embarcações que trabalham na obra trafegam em alta velocidade, rasgam as redes de pesca, e atrapalham o trabalho das marisqueiras”, relatou. Participaram da reunião pescadores das colônias de Bom Jesus dos Passos e Frades, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Candeias, e o prefeito de Saubara, Antônio Raimundo.

Mas a estatal nega e garante que ações já foram implementadas. A Petrobras garante que programas estão em andamento, como o Mova Brasil, para alfabetização de jovens e adultos. Também promove projetos de capacitação profissional da comunidade local, incluindo os pescadores e suas famílias, com cursos de lixador industrial, caldeireiro, montador de andaimes e eletricista, entre outros. Afirma ainda que outras contrapartidas estão sendo negociadas nas reuniões periódicas.

Leia mais:

Petrobras e pescadores de Bom Jesus continuam sem entendimento


Petrobras nega falta de ações na Ilha de Bom Jesus dos Passos


Pescadores desmentem ações da Petrobras em Bom Jesus dos Passos



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp