Meio Ambiente

Cinco praias devem ser evitadas neste fim de semana

Imagem Cinco praias devem ser evitadas neste fim de semana
Instituto do Meio Ambiente (IMA) alerta sobre qualidade da água do mar  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 06/02/2011, às 08h52   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

Cinco praias de Salvador e Região Metropolitana estão impróprias para banho neste final de semana. De acordo com a avaliação feita pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), os banhistas devem evitar as regiões de Periperi, Penha, Pedra Furada, Armação e Boca do Rio.

O diagnóstico das condições de balneabilidade é obtido mediante o recolhimento de amostras em 30 praias de Salvador, mais quatro praias de Lauro de Freitas, durante cinco semanas. O material foi analisado e os exames bacteriológicos confirmaram das águas impróprias para o banho.

A praia é considerada própria quando apresenta, em 80% das amostras, menos de 1.000 coliformes fecais por 100ml de água. Esses critérios foram estabelecidos pela portaria 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

No período em que o tempo estiver chuvoso, as praias podem ser contaminadas por arraste de detritos diversos, carregados das ruas através das galerias pluviais, podendo causar doenças. Além disso, é desaconselhável, ainda em dias de sol, o banho próximo à saída de esgotos, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem.

Com informações da Metrópole

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp