Meio Ambiente

Peixes morrem na ilha; em Jauá praia foi interditada

Publicado em 14/02/2014, às 06h53   Priscila Chammas


FacebookTwitterWhatsApp

Há cerca de uma semana, um fenômeno estranho vem acontecendo na praia de Aratuba, na ilha de Itaparica. "Os peixes estão morrendo, uma tartaruga já morreu, e uma mancha estranha, com cheiro forte de produto químico, aparece de vez em quando", contou o engenheiro Gustavo Cardoso, que tem uma casa na localidade. 

Ontem, ele reparou a mancha e colheu uma amostra da água. "Hoje de manhã a água estava rosa. Não sei o que isso significa", disse ele, que afirmou ainda que nunca havia presenciado nada semelhante no local.



Gustavo se preocupa também com  a qualidade dos peixes que estão sendo comercializados na região, pois mesmo os que permanecem vivos podem estar contaminados de alguma forma. 

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) esteve no local há alguns dias e também coletou amostras, mas o resultado só deve sair na próxima segunda-feira. Por enquanto, a hipótese que o órgão defende como a mais provável é que as manchas e o forte cheiro tenha sido provocado pela grande quantidade de algas marinhas que morreram por causa do calor excessivo. 



O Inema também aguarda o resultado da análise da água da praia de Jauá, onde também foi constatada uma mancha escura e morte de peixes. Por causa disso, a praia acabou sendo interditada. 

Nota originalmente postada às 10h do dia 13

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp