Meio Ambiente
por Leonardo Oliveira
Publicado em 14/10/2025, às 11h47
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o Brasil, como anfitrião da COP30, se apresentará ao mundo como exemplo a ser seguido. “O Brasil na COP30 é o das energias limpas e renováveis. Vamos de cabeça erguida porque somos o país que mais descarboniza no mundo”, declarou em entrevista para o programa Bom Dia, Ministro desta terça-feira (14), sobre o evento que será realizado em novembro, em Belém (PA).
O ministro trouxe uma série de avanços conquistados pelo país nos últimos anos no campo das energias limpas e renováveis. “Graças aos potenciais dos biocombustíveis, e todos sabem o quanto estamos investindo na nova indústria de descarbonização através dos biocombustíveis, aumentamos a participação do etanol na gasolina de 27% para 30%. Aumentamos a participação do biodiesel no diesel de B10 para B15 e criamos uma nova indústria. São milhares de empregos gerados graças à lei do combustível do futuro enviada por nós ao Congresso e aprovada em um ano”, ressaltou Alexandre Silveira.
Para ele, as condições energéticas nacionais junto a estabilidade política, econômica e jurídica, transformaram o país em uma nação atrativa ao investimento estrangeiro. “É o país que tem a melhor matriz energética do planeta, com 90% de energia limpa e renovável. Por isso a COP, além da COP da floresta, será a COP das energias limpas e renováveis. Vamos poder postar para o mundo: quem quer produzir efetivamente, de forma sustentável, investe no Brasil, produz no Brasil”, afirmou na entrevista.
DATA CENTERS
Sobre os data centers, instalações físicas para abrigar servidores e equipamentos de rede para processar, armazenar e gerenciar dados e aplicativos de forma segura e contínua, o ministro afirmou que o Brasil tem todas as condições para se tornar um polo dessas estruturas.
“O Brasil vai ser, a médio prazo, um celeiro de investimentos em Data Centers. Já temos a possibilidade real de recepcionar o TikTok no estado do Ceará, com 50 bilhões de reais de investimento no estado. Tenho dialogado com esse setor. Quero ir aos Estados Unidos em breve. Fui à China e estamos estabelecendo uma grande relação internacional para recepcionar bilhões de investimentos para o Brasil no setor de armazenamento de dados”, disse o ministro.
Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube
REDATA
O ministro Alexandre Silveira lembrou que, em setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou Medida Provisória que cria o Regime Especial de Tributação para Serviços de Data Center no Brasil (Redata). O programa visa impulsionar o crescimento nacional em áreas estratégicas da Indústria 4.0, como computação em nuvem, inteligência artificial, smart factores e Internet das Coisas.
A MP vincula incentivos a contrapartidas financeiras em pesquisa e desenvolvimento que promovam o adensamento das cadeias produtivas digitais no Brasil e estimula a desconcentração regional, ao reduzir contrapartidas para investimentos no Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
“Essa medida provisória já foi enviada ao Congresso Nacional. Ela cria e permite uma série de incentivos para que a gente atraia esses investimentos, graças à robustez do nosso sistema, somado à limpeza da matriz. As empresas internacionais, em especial as americanas, e também as chinesas, por seu compliance, exigem que os armazenamentos sejam feitos com energia limpa, renovável e segura”, concluiu.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato