Meio Ambiente

BNews COP30: Lula defende perdão de dívidas de países em desenvolvimento: "apocalipse climático"

Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR
Lula propõe medidas para investimentos em transição energética  |   Bnews - Divulgação Rafa Neddermeyer/COP30 Brasil Amazônia/PR
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 07/11/2025, às 13h15



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, durante discurso realizado nesta sexta-feira (7), em evento de preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), o perdão de dívidas de países em desenvolvimento para que haja mais investimentos em transição energética. 

De acordo com o jornal O Globo, o petista falou sobre "apocalipse climático" e realizou cobranças de ações concretas para reduzir o aquecimento global. “A Terra não comporta mais o modelo de desenvolvimento baseado no uso intensivo de combustíveis fósseis que vigorou nos últimos 200 anos”, disse Lula, segundo a reportagem. 

O presidente, ainda, cobrou o fim de conflitos armados, como a Guerra na Ucrânia. “Gastar com armas o dobro do que destinamos à ação climática é pavimentar o caminho para o apocalipse climático. Não haverá segurança energética num mundo conflagrado”, afirmou, conforme O Globo. 

Segundo ele, o Brasil foi o primeiro país a "investir em larga escala" em energias renováveis e atualmente está como o segundo maior produtor mundial de biocombustíveis. 

“Sem equacionar a injustiça de dívidas externas impagáveis e sem abandonar condicionalidades que discriminam países em desenvolvimento, andaremos em círculo”, disse Lula. “Um processo justo, coordenado e equitativo de afastamento dos combustíveis fósseis demanda um acesso à tecnologia de financiamento para o Sul Global”, acrescentou.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)