Meio Ambiente

BNews COP30: Maior navio de guerra da América Latina desembarca em Belém

Divulgação / Agência GOV
Navio faz parte de um planejamento do Ministério da Defesa para a COP30  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Agência GOV
Vagner Ferreira

por Vagner Ferreira

Publicado em 30/09/2025, às 06h00



Maior navio de guerra da América Latina, o Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, chegou em Belém, no Pará, na semana passada como parte de um planejamento do Ministério da Defesa para a 30º Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30).

O navio possui 208 metros de comprimento, equivalente a um edifício de 40 andares, e contém 20 mil toneladas. Este, saiu do Rio de Janeiro no dia 13 de setembro com 1.044 militares, dois cães e 700 toneladas de equipamentos das três Forças: Marinha, Exército e Força Aérea.

Entre os materiais embarcados, estavam: veículos blindados, helicópteros, armamentos e mísseis, empregados em ações estratégicas de defesa nacional. O NAM ‘Atlântico’ transportou 80 viaturas, sendo 49 viaturas do Exército, 20 da Marinha e 11 da Força Aérea. 

“Essa operação evidencia a capacidade das Forças Armadas de defender a soberania da Amazônia”, disse o comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra, José Paulo Machado de Azeredo Junior.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)