Meio Ambiente

BNews ESG: Copa do Mundo de 2022 de futebol masculino é a mais sustentável da história

Imagem BNews ESG: Copa do Mundo de 2022 de futebol masculino é a mais sustentável da história
Copa do Mundo do Qatar é a mais sustentável e a primeira com certificação internacional de evento sustentável  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/12/2022, às 15h37   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Copa do Mundo de 2022 no Qatar já pode ser considerada a mais sustentável da história. Com ações como a dessalinização da água do mar, investimento em energia solar e na gestão eficiente de resíduos, o evento que reúne as melhores seleções masculinas de futebol do planeta obteve a certificação internacional ISO 20121 - Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis – e se tornou pioneiro a implantar esta norma no setor.

O país sede da Copa, localizado no Oriente Médio, possui poucos recursos naturais e a implantação da ISO 20121 possibilitou a utilização eficiente dos recursos disponíveis. A norma permite identificar, reduzir e eliminar os impactos negativos de eventos, nas esferas ambiental, social e econômica, como a geração de grandes volumes de resíduos, desperdício de materiais, consumos excessivos e problemas para as comunidades envolvidas. Ao mesmo tempo, maximiza os impactos positivos, trazendo benefícios públicos, comunitários e econômicos.

Não são apenas eventos de grande porte que podem implementar essa norma, mas também aqueles de todos os tipos, independentemente do setor ou tamanho. A ISO 20121 segue a metodologia Plan, Do, Check, Act (PDCA) – planejar, fazer, checar e agir – proporcionando uma melhoria contínua de gestão.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

“A certificação de eventos é benéfica para sociedade, meio ambiente e empresa, ao promover a implementação de uma cultura de melhoria contínua para as organizações, públicas ou privadas e mitigar os impactos ambientais”, pontuou a vice-presidente de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), Alessandra Costa. “E também pode resultar em economia financeira”. A norma também auxilia na redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e permite uma gestão mais eficiente ao longo da cadeia de fornecedores.

O primeiro passo para certificar um evento com a norma ISO 20121 é buscar uma organização certificadora, que trabalhe com a norma. O organismo realizará uma avaliação documental e auditoria no local. Após a concessão da certificação, haverá acompanhamento anual e renovação a cada três anos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp