Meio Ambiente

BNews ESG: Entenda como a sustentabilidade também pode ser aliada a limpeza industrial

Divulgação
Novo método de limpeza industrial evita longas paradas de produção  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 31/10/2023, às 11h03 - Atualizado às 11h20   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Conceito Limpeza CIP, do termo “importado” Clean In Place, é a limpeza industrial automatizada, que não traz a necessidade de desmontar maquinários, tubulações, reatores e outros equipamentos. Também traduzida como “limpeza no local”, é aquela feita por meio do jateamento e recirculação de soluções de limpeza, constituindo-se em uma importante aliada para ações sustentáveis.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Esse método assume papel muito relevante em várias indústrias, pois consegue entregar resultado unindo qualidade e ótimo aproveitamento do tempo, já que não há necessidade de longas paradas de produção para a sua execução.

De acordo com Rafael Mattos, especialista técnico de limpeza Industrial & Institucional da BASF, várias classes de produtos podem ser utilizadas para otimizar a limpeza CIP. As mais comuns são:

  • Os tensoativos, que têm a função de detergência e dispersão da sujidade.
  • Os ácidos, utilizados para remoção de incrustação inorgânica e salinas – além de conferirem desinfecção em alguns casos.
  • As bases, responsáveis pela remoção da sujidade orgânica, saponificação de gorduras e óleos e a remoção de proteínas, por exemplo.

Mattos ressalta que esses produtos são graduados quanto ao seu perfil toxicológico ou ecológico, podendo ser totalmente biodegradável (OECD 301), biodegradável em águas marinhas (OECD 306), virtualmente livre de compostos orgânicos voláteis, que não contenham nitrogênio, fósforo, halogênio, entre outras possibilidades.

“A indústria já dispõe de versões mais sustentáveis, que evitam impacto negativo ao meio ambiente”, assegura o especialista.

Segundo Rafael, a solução ideal depende do tipo de limpeza a ser feita no equipamento ou meio. “Nesse sentido, procuramos apoiar com nossos especialistas a utilização de fórmulas específicas, com soluções em tensoativos, ácidos e polímeros, avaliando cada necessidade com base no tipo de sujidade principal do meio. Assim, limpeza eficiente, produtividade e sustentabilidade podem caminhar juntas na manutenção industrial”, arremata.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp