Meio Ambiente

BNews ESG: Governo do Pará lançará edital de concessão de restauro florestal para iniciativa privada

Antonio Cruz/Agência Brasil
Edital será o primeiro lançado pelo Governo do Pará destinado à atividade de restauro florestal para a iniciativa privada  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz/Agência Brasil

Publicado em 24/09/2023, às 15h19   Cadastrado por Beatriz Araújo


FacebookTwitterWhatsApp

O Governo do Pará decidiu lançar um edital de concessão de restauro florestal para a iniciativa privada. A proposta, que deve ser oficializada até o fim do ano, foi divulgada pelo gestor estadual, Helder Barbalho (MDB), em entrevista à CNN. Localizada na cidade de São Félix do Xingu, no sudeste do estado, área a ser liberada para atividade possui 20 mil hectares.

De acordo com o governador, o município foi escolhido por ter sido o que mais emitiu gases de efeito estufa na Amazônia nos últimos anos. Com a decisão, o estado pretende assegurar a preservação da floresta e a recuperação das áreas que podem voltar a ter estoque florestal.

Barbalho informou que o edital de concessão está em fase final de elaboração e deve incluir o uso da área pela iniciativa privada por cerca de 30 anos. No documento, deve constar uma lista de todas as espécies de plantas e árvores que terão que ser recompostas pelas empresas envolvidas.

Os vencedores da concessão, entre eles empresas e consórcios, deverão arcar com o pagamento de taxas à gestão estadual para a utilização da área em questão. Ainda segundo Barbalho, “a captura do carbono, do manejo destas áreas e do uso da biodiversidade neste território” devem garantir o retorno financeiro ao governo.

COP 28

O Governo do Pará também lançará, durante a 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU (COP 28), que ocorrerá de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023 em Dubai, o seu Plano Público de Restauro de Florestas. O projeto deve envolver investimentos diretos do estado na recuperação de áreas degradadas.

Para o governador, as duas iniciativas de restauro florestal e a redução de 70% do desmatamento, registrada em agosto deste ano, em relação a 2022, devem auxiliar o Pará a se transformar em um “exemplo de que é possível fazer esta transição cuidando das pessoas, cuidando do meio ambiente e garantindo que nós possamos ser um bom exemplo para o Sul Global, para o Norte Global para todo o planeta”.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp