Meio Ambiente

BNews ESG: Mercado Livre promove logística reversa a partir de eletrônicos devolvidos

Divulgação
O programa de logística reserva consiste no reuso e reciclagem de produtos devolvidos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 04/10/2022, às 12h07   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Com o objetivo de ampliar seu programa interno de logística reversa, o Mercado Livre decidiu investir em estratégias para promover o reuso e a reciclagem de produtos devolvidos. De acordo com O Globo, a partir de agora, os eletrônicos comercializados pelos vendedores do marketplace também serão reaproveitados.

Desde que iniciou o programa, o Mercado Livre utilizava o método de logística reversa apenas com itens vendidos pelo próprio e-commerce. No entanto, a partir de agora, o movimento deve ampliar consideravelmente o seu compromisso com a agenda ESG (sigla em inglês que se refere às práticas ambientais, sociais e de governança corporativa).

O primeiro país a dar início à ampliação do programa de logística reversa do Mercado Livre é o Brasil, onde, ainda em 2022, o sistema chegará a países como México, Argentina e Chile. O procedimento é baseado no envio de itens devolvidos com problema e que não podem ser revendidos para a reciclagem ou reaproveitamento de componentes.

Os produtos devolvidos do site começaram a ser tratados ainda em 2021 e, de acordo com a plataforma, até o momento já foram recuperados 97% de itens vendidos diretamente pela plataforma.

Com a inclusão dos vendedores externos no projeto, o potencial de reaproveitamento, em relação ao volume total de itens trocados ou devolvidos no Brasil, deve chegar a 40%, conforme aponta uma estima do próprio Mercado Livre. Os nove centros de distribuição da plataforma no Brasil já implantaram o sistema de logística reversa.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp