Meio Ambiente

BNews ESG: saiba qual país proíbe exploração de petróleo na Amazônia

Divulgação / Parque Nacional Yasuní
Cerca de 60% da população do país rejeita a exploração petrolífera; entenda  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Parque Nacional Yasuní

Publicado em 23/08/2023, às 11h31 - Atualizado às 12h14   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Estatal Petroecuador, que planejava operações de exploração no bloco 44, terá que interromper, imediatamente, as atividades nessa área, em função do resultado da votação popular no Equador. Isso porque cerca de 60% da população do país rejeita a exploração petrolífera na Amazônia, na área conhecida como coração do Parque Nacional Yasuní.

A eleição, ocorrida nessa segunda-feira (21), representando consulta popular dos equatorianos, é vista como um transparente e incisivo recado para o presidente do Equador, Guillermo Lasso. O chefe da nação apoiava a exploraçãode petróleo no Parque Nacional Yasuní, argumentando a “necessidade dessa receita para sustentar a economia do país”.

O parque possui mais de 1 milhão de hectares e é considerado um santuário para uma variedade de espécies endêmicas e ameaçadas. O paradisíaco local também abriga duas tribos indígenas não contatadas: os Tagaeri e os Taromenani. Por todos esses aspectos, a região tem importância biológico-cultural, responsável pela sua designação como reserva global da biosfera, dada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 1989.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp