Meio Ambiente

COP29: Equipe do BNews chega no Azerbaijão para cobertura completa

Divulgação / BNews
Jornalista Andrea Vialli será correspondente do BNews para cobertura dos onze dias de Conferência  |   Bnews - Divulgação Divulgação / BNews

Publicado em 11/11/2024, às 10h44   Publicado por Vagner Ferreira



A correspondente do BNews, a jornalista Andrea Vialli, especialista na cobertura de sustentabilidade e ESG (Environmental, Social and Governance - Governança Ambiental, Social e Corporativa), já está em Baku, no Azerbaijão, para a cobertura completa e com exclusividade da 29ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29), que começou nesta segunda-feira (11).

“A COP começou hoje e pessoas do mundo todo estão começando a chegar, então está bem interessante de acompanhar. Na Zona Verde tem várias plenárias, várias coletivas de imprensa que vão acontecer e o BNews está acompanhando tudo para vocês”, contou ela, sobre o local. “São esperadas vinte mil pessoas participando deste evento”, continuou Andrea.

A jornalista entrou ao vivo nesta segunda-feira (11) no programa Sete da Matina, da BNews TV, direto da abertura do evento, no Estádio de Baku, e falou sobre as expectativas para esses onze dias de conferência. 

“O primeiro dia é realmente um dia que as delegações estão chegando, as pessoas da sociedade civil estão chegando. Então é um dia com a agenda um pouco mais tranquila”, disse. “A COP é formada tanto pelos negociadores climáticos, pelos diplomatas especializados no tema, quanto pela sociedade civil, que inclui as organizações não governamentais, as empresas e a imprensa”, acrescentou. O país-sede da Conferência conta com 7 horas a mais no fuso-horário. 

Sobre a agenda para esse primeiro dia, ela contou: “As COPs são intensas. São três turnos movimentados e hoje muita coisa deve acontecer por aqui. E o Brasil é um país muito importante nesse cenário, pois além de ter contribuição histórica, faz parte também da tróica das COPs, junto com os Emirados Árabes e o Azerbaijão, que são quem vai dar as coordenadas das discussões. O presidente Geraldo Alckmin deve apresentar amanhã o compromisso que o Brasil assume mediante a Convenção do Clima, que é como o país vai fazer para reduzir os gases de efeito estufa”, continua.

Andrea ressaltou também que a organização da COP distribuiu garrafas para os participantes, para que possam ser abastecidas em bebedouros instalados no evento, evitando o uso de garrafas descartáveis de plástico, que geram grande quantidade de lixo.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp