Meio Ambiente

Crime ambiental: Ibama multa em R$ 214 mil criatório de jacarés

Divulgação / Pixabay
Além da multa, o local está embargado; saiba detalhes  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Pixabay

Publicado em 08/08/2023, às 13h36 - Atualizado às 14h13   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Mais de 200 jacarés-do-papo-amarelo foram econcontrados em uma operação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em condições deploráveis. Segundo os agentes ambientais, os répteis estavam em um criatório de Maceió (Alagoas) em situação de abandono e fome, raquíticos e praticando canibalismo. O local está embargado e terá que pagar uma multa de R$ 214 mil à Justiça.

O criatório já havia sido notificado, no início deste ano, por parte do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Alagoas, por ser considerado um ambiente sem higiene para abrigar tanto os animais quanto a alimentação dos répteis.

De acordo com Roberto Cabral, agente ambiental do Ibama, 'o local recebeu ajuda do IMA, que forneceu o alimento para os bichos, mas não houve preocupação na conservação e armazenamento da comida, que foi oferecida podre aos animais'.

"A água a que os jacarés têm acesso estava em má qualidade para o uso, com mau cheiro em todo o local. O criatório foi notificado pelo Ibama a fazer adequações urgentes no recinto dos animais", explicou Cabral.

Os maus tratos aos espécimes silvestres estão configurados como crimes ambientais e incluem também a ausência da marcação do jacaré-do-papo-amarelo, essencial e exigida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) nº487/2018, para controle da qualidade e das condições de vida de cada réptil.

Os agentes também constataram, na operação efetuada, que houve mortes e fugas de jacarés, irregularidades que estão em apuração.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp