Meio Ambiente

Mudança climática pode devastar Oriente Médio e Mediterrâneo Oriental

Pixabay
Além do Oriente Médio, o Mediterrâneo Oriental corre risco de intensa devastação  |   Bnews - Divulgação Pixabay

Publicado em 06/09/2022, às 15h59   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma equipe internacional de cientistas alertou nesta terça-feira (6) que mudanças climáticas podem devastar a vida de milhões de pessoas no Oriente Médio e no Mediterrâneo Oriental. Segundo o aviso, as temperaturas nessas regiões estão subindo quase duas vezes mais rápido do que a média global. Um relatório do Instituto Chipre mostra que essas áreas podem ter aquecimento geral de até 5°C ou mais até o final do século.


De acordo com a Reuters, esse pico de temperatura foi quase o dobro do previsto em outras áreas do planeta. O relatório, que foi preparado sob a coordenação do Instituto Max Planck de Química e do Centro de Pesquisa do Clima e Atmosfera do Instituto Chipre, será apresentado na Conferência das Nações sobre Mudanças Climáticas (COP27), que acontecerá no Egito, em novembro.


O autor do relatório, divulgado pelo Instituto Chipre, afirma que, por conta das chuvas reduzidas e do clima quente, secas severas irão acontecer mais frequentemente, o que vai prejudicar a segurança alimentar e hídrica, deixando muitos países em crise com o aumento do nível do mar.

Os cientistas recomendam a rápida implementação de ações de descarbonização, com ênfase especial nos setores de energia e transporte.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp