Meio Ambiente

Dia da Árvore: Confira 5 locais para contemplar bioma Mata Atlântica em Salvador

Joilson César/BNews
O Dia da Árvore é celebrado em 21 de setembro no Brasil  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Beatriz Araújo

por Beatriz Araújo

[email protected]

Publicado em 21/09/2022, às 20h49 - Atualizado às 20h50


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil celebra, nesta quarta-feira (21), o Dia da Árvore, que tem por objetivo conscientizar todos os membros da sociedade a respeito da importância das árvores para o meio ambiente e para os seres humanos. Em Salvador, a cobertura vegetal é parte do bioma Mata Atlântica, que pode ser contemplado em diversos pontos da cidade.

Em entrevista ao BNews, a secretária Municipal de Sustentabilidade e Resiliência, Marcelle Moraes, falou sobre a importância de celebrar a data. “É extremamente importante, sobretudo a educação escolar, nesta data em específico, então nós celebramos fazendo plantio de árvores, pomares, nas escolas. Hoje foi um dia de a gente realizar essa ação desse plantio escolar, onde a gente fomenta, sobretudo, a educação ambiental, a educação sustentável”, elencou.

De acordo com Marcelle, a data também relembra a importância de tratar sobre a segurança alimentar. “Porque não é só plantar árvores, e sim plantar verde, e sim pensar em todo o contexto. Então, a gente trabalha com centro de segurança alimentar, de alimentação sustentável”, destacou.

Além disso, Marcelle informou que a Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) tem uma meta de implementar 15 hortas escolares até 2022.

“É desta forma que a gente vem celebrando, com educação ambiental e sustentável para as crianças e para toda a comunidade ali envolvida, desde professores, a agentes de limpeza, agentes de portaria e os pais também daquelas crianças. Então, a gente envolve toda a comunidade neste grande projeto, neste dia importante que é o Dia da Árvore”, finalizou.

Neste Dia da Árvore, o BNews preparou uma lista com cinco locais para contemplar o bioma Mata Atlântica na capital baiana, de acordo com a Secis.

Confira:

1. Jardim Botânico - Localizado no bairro de São Marcos, o espaço tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área;

2. Parque São Bartolomeu - Localizado no bairro de Pirajá, o espaço é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica, em área urbana, do País.

3. Parque Pedra de Xangô - Localizado no bairro de Cajazeiras 10, o espaço é uma formação geológica de bilhões de anos, patrimônio cultural, geológico e ambiental da cidade;

4. Parque da Cidade - Localizado no bairro do Itaigara, o local possui área gramada, árvores, pistas de bicicleta, anfiteatro, e é ótimo para toda a família;

5. Parque de Pituaçu - Localizado no bairro de Pituaçu, é a maior reserva ecológica da cidade.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp