Meio Ambiente

Dia da Árvore: conheça a diversidade de biomas encontrados em Salvador

Joilson César/BNews
Biólogo aponta lugares onde a população pode entrar em contato com a natureza em Salvador  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews

Publicado em 21/09/2023, às 12h00   Cadastrado por Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

Salvador, além de uma cidade litorânea, é um local que abriga diversos tipos de plantas e vegetações. A capital baiana é cercada de locais de áreas verdes, o que contribui para uma boa qualidade do ar. Ao BNews, o biólogo e mestre em Diversidade Animal, Esaú Franco, explicou sobre essa diversidade.

De acordo com o biólogo, na Bahia podemos encontrar os seguintes biomas: Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica. O último deles, em específico, está associado a alguns ecossistemas como o manguezal, que é de "extrema importância para a fauna, já que é berçário para inúmeras espécies de animais."

Esaú cita lugares em Salvador onde a população e turistas podem entrar em contato com a Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade, que está ameaçado pelo ser humano. Entre eles estão o Parque da Cidade, Zoológico de Salvador, Parque São Bartolomeu, Vale Encantado, Parque das Dunas, Parque de Pituaçu, dentre outros.

Para o biólogo, uma data escolhida para comemorar o Dia da Árvore é de extrema importância, já que elas desempenham inúmeras funções para o meio ambiente. 

"Muitas das vezes, a sociedade esquece que fazemos parte da natureza. Estamos conectados! É bom lembrar que algumas árvores participam ativamente na filtragem da água potável que abastece as grandes cidades. As raizes das árvores, junto com o solo, contribuem ativamente para a absorção da água da chuva e evitar os alagamentos na cidade. Além disso, os animais dispersam as sementes e podem gerar frutos e este servir de alimento para outros animais e até mesmo para o ser humano", disse.

Confira locais para contemplar a Mata Atlântica na capital baiana:

  • Jardim Botânico - Localizado no bairro de São Marcos, o espaço tem cerca de 61 mil espécies vegetais em 160 mil metros quadrados de área;
  • Parque São Bartolomeu - Localizado no bairro de Pirajá, o espaço é um dos maiores remanescentes de Mata Atlântica, em área urbana, do País.
  • Parque Pedra de Xangô - Localizado no bairro de Cajazeiras 10, o espaço é uma formação geológica de bilhões de anos, patrimônio cultural, geológico e ambiental da cidade;
  • Parque da Cidade - Localizado no bairro do Itaigara, o local possui área gramada, árvores, pistas de bicicleta, anfiteatro, e é ótimo para toda a família;
  • Parque de Pituaçu - Localizado no bairro de Pituaçu, é a maior reserva ecológica da cidade.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp