Meio Ambiente

II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade terá debates sobre agronegócio sustentável

Divulgação
Inscrições para o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade estão abertas no site oficial do evento  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 16/04/2024, às 15h20


FacebookTwitterWhatsApp

Agronegócio sustentável é o tema do terceiro painel do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade, que acontece nos dias 16 e 17 de maio no Wish Hotel da Bahia, em Salvador, reunindo nomes de destaque nacional para dois dias de grandes debates. 


O evento tem como tema central "A equação do desenvolvimento, da preservação e da segurança jurídica". As inscrições estão abertas e devem ser feitas no site oficial do evento.


O painel "Agronegócio Sustentável" terá mediação de Rodrigo Justos (DF), Consultor Jurídico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Os palestrantes serão Carminha Missio, advogada e produtora rural; Júlio Cézar Busato, engenheiro agrônomo e agricultor; e Gracinha Caiado, advogada e produtora rural. 


Primeira mulher a ocupar o cargo de vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), ex-presidente do Sindicato dos Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM) e representante da Bahia na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro da Forbes Brasil, Carminha Missio falará sobre "Desafios e oportunidades do agronegócio".

Confira mais notícias sobre sustentabilidade e sobre o projeto Junho Verde!


Primeiro vice-presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Júlio Cézar Busato discorrerá sobre "Produção sustentabilidade: o case do Oeste baiano". 


A primeira dama do estado de Goiás e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado, por sua vez, palestrará sobre "Produção agrária sustentável: análise de caso do Estado de Goiás".


"Durante o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade pretendo compartilhar um pouco da minha história e experiência de mais de 37 anos vivendo e participando das transformações no Oeste da Bahia. Vou dividir com os participantes a minha trajetória porque ela é a mesma, ou muito semelhante, a de muitos produtores que chegaram à região em busca de uma vida melhor", revela Júlio Cézar Busato. 


"Abordarei as mudanças resultantes da agricultura, da tecnologia, da pesquisa e da sustentabilidade. Os desafios enfrentados, as parcerias que foram fundamentais e os resultados, tanto positivos quanto os desafios superados. Além disso, quero destacar a visão dos agricultores sobre o futuro da agricultura sustentável", pontua o primeiro vice-presidente do IPA.

"Espero que vocês se juntem a mim nessa jornada e conheçam mais sobre as experiências minha e de tantos agricultores e assim, possamos discutir o futuro da agricultura baiana", convida Busato.


Sucesso em sua primeira edição, no ano passado, o II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade é uma realização conjunta da  ACB Sustentabilidade (Associação Comercial da Bahia) e do Ibrades (Instituto Brasileiro de Direito e Sustentabilidade e é coordenado pela advogada e vice-presidente de Sustentabilidade da ACB, Isabela Suarez, e pelo advogado, professor doutor e presidente do Ibrades, Georges Humbert. O evento já integra o calendário do setor como maior da área, sediado em Salvador. 


Nesta edição, o Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade contará com algumas novidades, como a sala paralela onde ocorrerão o Meeting de Práticas Sustentáveis e o Meeting Economia do Mar. Na sala principal acontecerão os grandes debates que já são a marca do evento, sobre temas que afetam o dia a dia do desenvolvimento do país, à luz dos gargalos jurídicos e das soluções sustentáveis. Serão dez painéis e quatro conferências magnas, compostos por autoridades dos Três Poderes, membros da comunidade científica, empresários, produtores rurais, advogados, membros do Ministério Público e representantes da Sociedade Civil, com abrangência nacional.


O ministro do Turismo, Celso Sabino, fará a conferência magna de abertura do II Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade. O ministro do Superior Tribunal de Justiça Afrânio Vilela fará a conferência de abertura do segundo dia do evento e o ministro Jorge Messias, advogado-geral da União, fará a conferência de encerramento.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp