Meio Ambiente

Dia da Amazônia Azul é celebrado com evento na Associação Comercial da Bahia

Igor Santos/Secom
Dia Nacional da Amazônia Azul acontece nesta quinta-feira (16)  |   Bnews - Divulgação Igor Santos/Secom

Publicado em 16/11/2023, às 12h35 - Atualizado às 12h53   Cadastrado por Verônica Macêdo


FacebookTwitterWhatsApp

Investimentos e estratégias para o Planejamento Espacial Marinho na Amazônia Azul foram temas debatidos na manhã desta quinta-feira (16), em um evento realizado na Associação Comercial da Bahia (ACB), no bairro do Comércio, em Salvador.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A ocasião celebra o Dia Nacional da Amazônia Azul, promovido pela Comissão de Economia do Mar (Ecomar), da ACB. Na manhã desta quinta-feira, haverá palestras de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES e da Marinha do Brasil sobre o Planejamento Espacial Marinho – o PEM na Amazônia Azul. Daqui a pouco eu trago informações sobre a importância desse planejamento para o território nacional.

O Planejamento Espacial Marinho (PEM), na Amazônia Azul, é uma iniciativa da Marinha do Brasil, que ocorre desde 2015, com o respaldo da Lei 13.187, com o objetivo de chamar a atenção da sociedade brasileira para a infinita importância do mar, que é uma fonte infindável de recursos, pelos seus incalculáveis bens naturais e pela sua biodiversidade. O termo "Amazônia Azul” faz uma analogia à extensão marítima brasileira.

Para que se possa entender melhor, em 2014, a ACB, em parceria com o Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), e em conjunto com a FIEB, Faeb, Fecomércio, IGHB, Ministério Público, Associação Baiana de Imprensa e outras instituições - lançaram a "Carta da Baía", declarando Salvador, berço da civilização brasileira e a Baia de Todos os Santos, maior baía do Brasil e central à costa nacional - como Capital da Amazônia Azul. 

De acordo com Eduardo Athayde, diretor da ACB e coordenador da Ecomar-ACB, R$ 45 milhões serão investidos, através do PEM, em toda a costa brasileira, toda a Amazônia Azul, ao longo de 5.7 milhões de quilômetros quadrados, mapeando os locais onde os aportes em diversos setores vão poder ser feitos.

Marcus Santiago, chefe do Departamento do Meio Ambiente do BNDES destaca a importância do PEM, que será responsável pelo auxílio da ordenação todas as atividades realizadas em ambiente marítimo, levantando todo o potencial nacional de geração e renda. Ele explicou, em entrevista ao BNews, que os primeiros territórios mapeados até dezembro deste ano são os das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O almirante e comandante do 2º Distrito Naval, Antonio Carlos Cambra salientou que os dentre os benefícios que serão alcançados pelo Nordeste, através desse planejamento marítimo, estão a geração de empregos, o bem-estar, desenvolvimento e sustentabilidade regionais.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp