Meio Ambiente

Isabela Suarez valoriza certificação Bandeira Azul em praias baianas: "reconhecimento do trabalho de gestão ambiental"

Reprodução/BNews
Presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez valorizou a certificação Bandeira Azul em mais uma praia baiana  |   Bnews - Divulgação Reprodução/BNews

FacebookTwitterWhatsApp

Salvador celebra a renovação da certificação Bandeira Azul nas praias. O reconhecimento é considerado o mais importante no âmbito internacional de praias e marinas, realizada pela Foundation for Environmental Education (FEE). Nesta terça-feira (05), a Fundação Baía Viva realizou o hasteamento da bandeira nas praias da capital baiana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

A Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe teve sua certificação renovada e houve a inclusão da Praia de Viração, localizada na Ilha dos Frades – pertencente à Salvador. Presente no evento, o BNews conversou com Isabela Suarez, presidente da Fundação Baía Viva.

A advogada e empresária celebrou o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela fundação, com a certificação da Praia de Viração.

Representa um reconhecimento de 22 anos de trabalho da Fundação Baia Viva na Baía de Todos os Santos. Representa para o Estado e para o município de Salvador um reconhecimento de que é perfeitamente possível fazer boa gestão ambiental, construir destinos turísticos com a gestão ambiental qualificada. Cada vez mais estruturando o tripé da sustentabilidade, que são os pilares sociais, os pilares econômicos e os pilares ambientais”, comemora.


Além da questão ambiental, Isabela afirma que a Bandeira Azul também possui importância na parte turística, pois coloca as praias “no roteiro internacional das rotas náuticas”. E também aproveita o grande potencial da Baía de Todos os Santos.

Para Salvador, significa colocar uma praia no roteiro internacional das rotas náuticas. Não é razoável que a Baía de Todos os Santos, com todo o seu potencial de navegabilidade, não tivesse chancelas que atestassem a qualidade ambiental de suas praias, sobretudo a balneabilidade. Então, eu acho que acima de qualquer coisa, além do reconhecimento do trabalho de gestão ambiental, significa mostrar as nossas praias para o mundo”, disse.

Por fim, a presidente da Fundação Baía Viva completa, ressaltando o trabalho que será desenvolvido na Praia de Viração, que poderá gerar bons frutos visando a ampliação da certificação Bandeira Azul em outras praias baianas.

Essa é a meta. Toda vez que a gente estabelece uma meta, a gente tem muita vontade de ampliar cada vez mais. Então, a gente termina o dia de hoje como a segunda ilha do Brasil com mais de uma certificação. Está no planejamento levar essa certificação para as outras praias, mas antes da gente ampliar, a gente precisa dar sequência a esse movimento que foi dado aqui hoje. Então, precisamos seguir nos próximos dois anos demonstrando que somos capazes de manter esses critérios que levam a essa conquista ambiental e, uma vez, se consolidando, esse trabalho tende a receber um novo alcance”, finaliza.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp