Meio Ambiente

Junho Verde: LATAM inicia compensação de resíduos de 12 aeroportos no Brasil

Guilherme Amancio
Companhia aérea também vai realizar 'upcycling' de 10 toneladas de uniformes  |   Bnews - Divulgação Guilherme Amancio

Publicado em 06/06/2023, às 12h00   Cadastrado por Rafael Abbehusen


FacebookTwitterWhatsApp

A LATAM deu início, no Brasil, dois projetos que contemplam a agenda de sustentabilidade da empresa aérea. Serão toneladas de uniformes e resíduos gerados em voos que serão reutilizados de forma inteligente.

O primeiro projeto será em parceria com a Revoada, consultoria sediada em Porto Alegre (RS) e especializada em reutilização criativa. A LATAM fará uma transformação inteligente dos uniformes usados pela empresa para reduzir o uso de recursos por meio da moda sustentável. Esta prática é conhecida também como 'upcycling'.

Já o segundo projeto será de compensação de resíduos, viabilizado pela parceria com a eureciclo, empresa que oferece soluções para a logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Ao todo, o volume processado nos dois projetos seria capaz de encher completamente duas aeronaves cargueiras do modelo Boeing 767.

A diretora de Relações Institucionais e Regulatório da LATAM Brasil, Gislaine Rossetti, afirmou que tornar a empresa cada vez mais sustentável será um desafio.

"Foi um compromisso que assumimos em maio de 2021. Desenvolver projetos e construir parcerias como a que estamos inaugurando agora, com a  Revoada e a eureciclo, são exemplos de ações que nos ajudarão neste grande desafio", afirmou a diretora.

O trabalho da LATAM em parceria com a Revoada foi iniciado em janeiro de 2022. O processo com os uniformes usados consiste em quatro etapas: lavagem, descaracterização e doação para entidades que gerem impacto social; doação para cooperativas de costureiras e artesãs de Porto Alegre (RS) que poderão transformar as peças e vender os seus próprios produtos criados; transformação de parte do material em 1 mil brindes corporativos para a LATAM e destinação das sobras não aproveitadas para trituração e transformação em estopa e/ou combustível alternativo na produção de cimento.

Já a parceria com a eureciclo conectará a LATAM às cooperativas estaduais dos 12 aeroportos selecionados para o reprocessamento de 92 toneladas de plástico, papel e alumínio. O volume equivale a todos os resíduos que a LATAM gerou em 2019 a bordo dos seus voos com origem e/ou destino nessas localidades.

Em conjunto, as parcerias lançadas no Brasil ajudarão o Grupo LATAM na sua agenda de compromissos com a sustentabilidade. Conforme anunciado em 2021, a companhia busca eliminar plásticos de uso único até 2023 e ser uma companhia zero resíduo para aterro até 2027, além de outras metas globais focadas em quatro pilares: Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Economia Circular e Valor Compartilhado.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp