Meio Ambiente

Junho Verde: MSC Cruzeiros divulga Relatório de Sustentabilidade 2023; confira números

Divulgação
MSC Cruzeiros avança em sustentabilidade com foco em descarbonização e proteção da biodiversidade  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 24/06/2024, às 10h09   Cadastrado por Marco Dias



A MSC Cruzeiros divulgou seu Relatório de Sustentabilidade 2023, destacando avanços em iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG) durante o ano passado. O relatório também inclui dados da empresa-irmã Explora Journeys

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Um dos principais destaques do relatório é a redução de 6,5% na intensidade de carbono da frota, em comparação com 2022, totalizando uma diminuição de 37,8% desde 2008. Esse resultado coloca a empresa no caminho para alcançar a meta da IMO de reduzir a intensidade de carbono em 40% até 2030, antes do prazo final.

A MSC Cruzeiros também segue aposta no Gás Natural Liquefeito (GNL) como um caminho para a descarbonização marítima. A empresa lançou seu segundo navio movido a GNL, o MSC Euribia, e realizou uma viagem com zero emissões líquidas de Gases do Efeito Estufa (GEE) da França à Dinamarca. 

O GNL fóssil oferece reduções imediatas de emissões de GEE em comparação com os combustíveis marítimos convencionais e serve como um caminho para alternativas renováveis, como o bio-GNL e o GNL sintético renovável.

Outras iniciativas importantes:

  • Conexões de energia em terra: A MSC Cruzeiros realizou 44 conexões bem-sucedidas de energia em terra para seus navios em oito portos na Noruega, Alemanha, Reino Unido e Malta. A meta para o final de 2024 é de 220 conexões, e a empresa está comprometida em utilizar energia proveniente de terra em todos os portos onde a tecnologia estiver disponível.
  • Gerenciamento de água: A empresa produziu 87,2% da água necessária a bordo por meio da dessalinização, utilizando mais de 6,4 milhões de metros cúbicos. A eficiência no uso da água resultou em uma redução de 17,2% no consumo, passando de 226 litros por hóspede por dia em 2022 para 187 litros em 2023.
  • Biodiversidade marinha: Em parceria com a NatureMetrics, a MSC Cruzeiros analisou amostras de água do mar de três navios, identificando mais de 4.000 espécies de animais marinhos utilizando técnicas de DNA ambiental. Os resultados foram disponibilizados à comunidade científica e contribuem para o eBioAtlas, um programa global da NatureMetrics e da IUCN.

Desempenho em 2023:

Em 2023, a frota de 22 navios da MSC Cruzeiros transportou 4.081.393 hóspedes, realizou 385 itinerários para 102 países em todo o mundo e ofereceu 2.150 excursões em terra.

A força de trabalho da empresa totalizou 49.874 pessoas, de 144 nacionalidades diferentes, com 18.866 novas contratações de tripulantes durante o ano. Um novo pacote de iniciativas para a tripulação foi introduzido em 2023, incluindo aumento de salários, melhorias na rotatividade da equipe e mais treinamentos.

O Relatório de Sustentabilidade 2023 da MSC Cruzeiros está disponível na íntegra no site da empresa: https://www.msccruzeiros.com.br/

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp