Meio Ambiente

Lula convoca mundo para a COP30 e faz apelo: "Última chance de evitar ruptura irreversível no clima"

Reprodução | Youtube
Presidente brasileiro falou sobre o evento em seu discursou na abertura da terceira sessão de debates no G20  |   Bnews - Divulgação Reprodução | Youtube

Publicado em 19/11/2024, às 15h12 - Atualizado às 20h08   Alex Torres e Lucas Pacheco



Em seu discurso na sessão de encerramento da Cúpula do G20, nesta terça-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que a próxima edição da cúpula das Nações Unidas, que acontece em 2025, será a última chance de evitar uma "ruptura climática" no mundo.

O encontro em questão será realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Belém, capital do estado do Pará. O presidente brasileiro falou sobre o evento em seu discursou na abertura da terceira sessão de debates no G20.

"Não podemos adiar para Belém a tarefa de Baku (COP29). A COP30 será nossa última chance de evitar uma ruptura irreversível no sistema climático. Conto com todos para fazer de Belém a COP da virada", disse. 

O chefe do Poder Executivo brasileiro que, no Acordo de Paris, que se compromete a manter o aquecimento da terra em até 1,5 °C, os países prometeram bilhões de dólares em financiamento contra as mudanças climáticas, mas pouco foi aplicado.

"Enquanto estamos aqui, nossos representantes estão em Baku negociando uma nova meta de financiamento climático. Não há ambição que se sustente sem meios de implementação. Em Paris, falávamos em uma centena de bilhões de dólares por ano, que o mundo desenvolvido não cumpriu. Hoje, falamos em trilhões. Esses trilhões existem, mas estão sendo desperdiçados em armamentos, enquanto o planeta agoniza", completou Lula. 

No início deste mês de novembro, antes mesmo da COP29, o Brasil anunciou a meta de reduzir em 67% as emissões de gases do efeito estufa até 2035. A nova meta é maior que a anterior, que era de 59%.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp