Meio Ambiente

Mais oito corpos são encontrados boiando em rio em terra Yanomami

Divulgação/PRF
Polícia Federal enviou equipes de grupos de elite à terra Yanomami para conter a escalada de violência  |   Bnews - Divulgação Divulgação/PRF

Publicado em 02/05/2023, às 19h10 - Atualizado às 19h11   Cadastrado por Lorena Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Mais oito corpos foram encontrados boiando em um rio na terra indígena Yanomami, em Roraima. No mesmo local, um indígena foi morto e outros dois foram baleados após serem atacados por garimpeiros, neste sábado (29).

Segundo informações do site Correio Brasiliense, a Polícia Federal (PF) enviou equipes de grupos de elite ao local para conter a escalada de violência. Os corpos foram encontrados boiando em um rio na noite deste domingo (30) após um sobrevoo na região. As vítimas não são indígenas e estavam em uma área ocupada por garimpeiros.

Segundo o portal Terra, sua equipe entrou em contato com a assessoria de imprensa da PF, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Horas depois do assassinato do agente de saúde indígena Ilson Xirixana, uma aeronave que levava agentes da PRF e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos (Ibama), e já estava em solo, foi atacada por homens que fazem a extração ilegal de minério. Os policiais revidaram e quatro garimpeiros foram mortos.

As ministras Marina Silva, do Meio Ambiente, e Sônia Guajajara, dos Povos Originários, sobrevoaram a terra indígena Yanomami, em Roraima, na segunda, 1º. Ambas defenderam a retirada de garimpeiros ilegais da região e o trabalho integrado com a PF.

"É importante se entender que a ação integrada vai continuar até que se cessem os conflitos e saiam os garimpeiros", falou Sônia. "A Polícia Federal realiza um trabalho de inteligência para identificar não só quem está sendo usado na ponta, mas também quem dá suporte (financeiro e logístico) à ação criminosa", concluiu Marina.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp