Meio Ambiente

Mamífero marinho encontrado morto em Guarajuba acende alerta para os cuidados com meio ambiente

Reprodução/ Vídeo
Fêmea foi encontrada em estágio avançado de decomposição e levada a um aterro sanitário  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Vídeo
Bernardo Rego

por Bernardo Rego

[email protected]

Publicado em 11/02/2025, às 19h23



Um mamífero marinho de grande porte foi encontrado morto na praia de Guarajuba, nesta terça-feira (11), após encalhar em alto mar. Um vídeo recebido pelo BNews mostra o animal na faixa de areia. 

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Em entrevista ao BNews, a médica veterinária Larissa Pavanelli, do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA), explicou que o animal encalhou em estado avançado de decomposição e foi levado para um aterro sanitário. 

Pavanelli pontuou ainda que o mamífero marinho não é uma baleia, mas sim uma  Cachalote (Physeter macrocephalus). Segundo ela, os animais são comuns no Nordeste e não apresentam sazonalidade, ou seja, não há uma época determinada em que apareçam mais. O animal pertence aos Odontocetos, mais próximos aos golfinhos.

A veterinária disse que a causa da morte ainda não tem como ser detalhada devido ao estágio de decomposição, mas foram coletadas amostras e os resultados podem trazer mais informações. O animal, que é uma fêmea, tem cerca de 10 metros de comprimento. 

A especialista afirmou que os animais dessa espécie sofrem, de maneira geral, com a pressão antrópica, ou seja, com a pressão das atividades humanas, seja diretamente no indivíduo (como atropelamentos por embarcações e emalhe em redes de pesca) ou indiretamente, afetando o ambiente marinho (como poluentes, contaminantes industriais, sobrepesca, entre outros). "Entender que impactamos o ambiente é o primeiro passo, para ações mais sustentáveis", disse Larissa. 

Ela disse também que o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA) trabalha mitigando ameaças, através do resgate e reabilitação de animais marinhos encalhados vivos, necropsia e pesquisa com os animais encalhados mortos e ações de educação ambiental para crianças e adultos.

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp