Meio Ambiente

Marina Silva defende teto para exploração de petróleo no Brasil

Bruno Spada/Câmara dos Deputados
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, concedeu entrevista ao jornal britânico Finanti  |   Bnews - Divulgação Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Publicado em 26/12/2023, às 19h37   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, defendeu, em entrevista ao jornal britânico Financial Times, que o Brasil estabeleça um teto para a produção e a exploração de petróleo.

“Um problema que terá que ser enfrentado é a questão dos limites, um teto para a exploração de petróleo. É um debate que não é fácil, mas que os países produtores de petróleo terão que enfrentar”, disse Marina, na entrevista publicada nesta terça-feira (26). 

Segundo o periódico britânico, a insistência brasileira nos combustíveis fósseis gerou “ceticismo” internacionalmente, diante do apelo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que os países considerados de primeiro mundo banquem a maior parte do combate às mudanças climáticas.

Marina afirmou que o Brasil não será incapaz de alcançar objetivos – como o de triplicar o uso de energias renováveis – sem impor um limite à exploração do petróleo. Entretanto, a proposta citada por Marina contrapõe os planos do governo federal de transformar o país em um dos maiores produtores de petróleo até 2029. 

O Ministério de Minas e Energia quer aumentar a produção nacional de 3 milhões de barris por dia para 5,4 milhões até o final da década.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp