Meio Ambiente

Multinacional francesa e petroquímica brasileira fecham parceria para descarbonizar usina de resinas verdes; veja detalhes

Divulgação
Parceria foi anunciada na última quarta-feira (27), em São Paulo  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Verônica Macedo

por Verônica Macedo

[email protected]

Publicado em 01/04/2024, às 09h37 - Atualizado às 09h48


FacebookTwitterWhatsApp

A multinacional francesa Veolia, referência mundial em soluções ambientais para cidades e indústrias, e a Braskem, líder global na produção de biopolímeros, anunciaram mais um acordo para trabalhar juntas na pesquisa e implementação de soluções de alto impacto para a descarbonização no polo industrial de Triunfo (RS).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

A divulgação ocorreu na última quarta (27), no Fórum Econômico: Parcerias franco-brasileiras para uma economia verde e sustentável, durante a visita do presidente francês Emmanuel Macron, em São Paulo. 

Com o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa na produção industrial, em alinhamento com o Acordo de Paris, as duas empresas irão pesquisar e desenvolver novas iniciativas de impacto adaptadas a necessidade da operação da Braskem no Rio Grande do Sul.

Assim, a parceria pretende buscar a viabilização da substituição dos combustíveis fósseis, atualmente utilizados na produção de vapor, por soluções energéticas renováveis, com potencial de redução de 500 mil toneladas de CO2e por ano. 

“Para a Veolia, dentro das suas atividades voltadas à gestão de fontes renováveis e eficiência energética, apoiar indústrias e cidades faz parte de um projeto de tornar o planeta mais sustentável, contribuindo com soluções tangíveis e operacionalmente viáveis com os objetivos de descarbonização.

“Iremos buscar o avanço na transição energética com o desenvolvimento de soluções renováveis, competitivas e confiáveis para a descarbonização da matriz energética da Braskem no polo industrial de Triunfo (RS), por meio da produção de vapor industrial a partir de combustíveis renováveis. A parceria e expertise da Veolia serão essenciais para acelerar esse processo, permitindo uma possível implementação destas soluções. A Braskem tem metas claras rumo ao crescimento sustentável e esse será um ponto importante na nossa jornada”, afirma Gustavo Souza Checcucci, diretor de energia e descarbonização industrial da Braskem. 

As iniciativas já implementadas e as que estão em andamento, pela parceria entre Veolia e Braskem, vão impedir a emissão de 150 mil toneladas de Gases de Efeito Estufa (GEE) anuais, estando em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável das companhias.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp