Meio Ambiente

Perereca brasileira faz algo que nenhuma outra no mundo faz; entenda

Carlos Henrique de Oliveira Nogueira
O pesquisador Carlos Henrique de Oliveira Nogueira, estudante de pós-graduação da UFMS, é o responsável por descobrir o feito da perereca  |   Bnews - Divulgação Carlos Henrique de Oliveira Nogueira

Publicado em 13/05/2023, às 19h11   Cadastrada por Letícia Rastelly



A xenohyla truncata, conhecida como perereca-comedora-de-frutos, pode desempenhar um papel na natureza que as demais não conseguem. A descoberta, feita pelo pesquisador Carlos Henrique de Oliveira Nogueira, estudante de pós-graduação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), e publicada na revista científica Food Webs, mostra que essa espécie se alimenta do néctar de flores e pode ser uma potencial polinizadora.

A perereca, que só é encontrada no Rio de Janeiro, foi degustando o bulbo de uma frutinha-de-leite (cordia taguahyensis), saindo com grãos de pólen presos ao corpo. Anfíbios como sapos, pererecas e rãs costumam se alimentar de insetos, mas essa espécie é onívora, de modo que ela se alimenta de plantas e animais.

Historicamente aves, insetos e até morcegos são responsáveis por polinizar as flores, mas a xenohyla truncata pode ser o primeiro anfíbio a realizar essa função tão importante para o ecossistema. Mas vale lembrar que mais pesquisas precisam ser feitas antes que a perereca-comedora-de-frutos possa ser oficializada como uma polinizadora.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp