Meio Ambiente

Secretário de Agricultura comenta projeto de lei que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos na Bahia: 'Tema importante'

BNews
Proibição de pulverização aérea de agrotóxicos na Bahia tem causado debates e discordâncias  |   Bnews - Divulgação BNews

Publicado em 05/09/2023, às 21h06   Daniela Pereira e Victória Valentina


FacebookTwitterWhatsApp

O secretário de Agricultura do Estado da Bahia, Wallison Torres, conhecido como Tum, participou, nesta terça-feira (5), da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), audiência pública para debater o projeto de lei que proíbe a pulverização aérea de agrotóxicos no estado. A técnica é utilizada para combater pragas, doenças e plantas invasoras, garantindo a sanidade das lavouras e a produtividade dos cultivos.

Na ocasião, em entrevista ao BNews, Tum afirmou que o debate é de grande importância, pois existem defesas contra e a favor. "O papel do estado é mediar. Estamos ouvindo as duas partes. Vamos criar essa comissão, vamos ver se vai passar nessa comissão aqui e na comissão de Justiça também pra poder avançar mais e abrir o debate para toda a população. É um tema muito importante e a nossa ideia é que a gente faça audiências públicas também pra discutir esse tema", disse.

O projeto, de autoria do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL), já vem sendo discutido nas últimas semanas e tem causado preocupação no setor agrícola do estado. O deputado estadual Manuel Rocha (União Brasil), presidente da comissão, é um dos críticos da proposta e diz que, caso seja aprovada, ela pode causar prejuízos irreparáveis à produção da Bahia.

"Agora o a grande discussão aqui hoje é se o estado vai autorizar isso ou não, porque hoje a fiscalização é do Ministério da Agricultura, então com essa resolução do STF, onde a ministra Cármen Lúcia entende que essa discussão de saúde são dos estados e dos municípios, por isso que tá tendo uma boa uma repercussão enorme. Essa comissão tem poder, tem legitimidade pra poder discutir o futuro da aviação e da pulverização", completou o secretário Tum.

Evilásio Fraga, produtor rural e engenheiro agrônomo, que também participou da Comissão e afirmou ao BNews que a pulverização aérea é uma tecnologia e ferramenta de trabalho do produtor.

"A pulverização é uma tecnologia que está disponível para o homem do campo utilizar na sua produção agrícola há muito tempo. Então essa tecnologia permite que o produtor rural faça uma produção agrícola com com as outras tecnologias disponíveis e com isso a gente consiga ofertar alimento ou fibra pra sociedade a um preço e em quantidade adequada para aquela demanda que a sociedade apresenta para nós", disse.

"A questão do uso do defensivo agrícola ele é baseado numa necessidade que a planta apresenta para que a gente possa controlar as pragas e doenças que acometem a lavoura e com isso a gente consiga ter uma produtividade adequada e ela é que vai permitir que nós tenhamos uma oferta satisfatória para a sociedade, de alimentos e de fibras, e vamos poder ter um produto mais para atender a sociedade", explicou o produtor.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp