Meio Ambiente

Temperaturas globais devem bater novos recordes nos próximos cinco anos

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Relatório sobre temperaturas aponta probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 17/05/2023, às 09h39   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

As temperaturas globais devem bater taxas recordes nos próximos cinco anos. É o que afirma um novo relatório da Organização Mundial Meteorológica (OMM), agência da ONU, divulgado nesta quarta-feira (17).

O aumento das temperaturas, segundo a entidade, será causado por gases que causam o efeito estufa e do fenômeno El Niño. Há uma probabilidade de 66% de a média anual de aquecimento ultrapassar 1,5°C entre 2023 e 2027.

A OMM prevê ainda que um dos próximos cinco anos será o mais quente desde o início dos registros. O relatório é baseado em cálculos de 11 diferentes centros de ciência do clima em todo o mundo.

1,5ºC é classificado como o "limite seguro" das mudanças climáticas. A marca é considerada o limiar de aumento da taxa média de temperatura global a ser atingido até o final do século para evitar as consequências da crise climática causada pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp