Mundo

Governo multa comediantes em valor milionário por piada com o exército; saiba mais

Ricardo Stuckert/Divulgação
O exército nacional foi comparado com cachorros de rua por um dos comediantes  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert/Divulgação
Cadastrado por Pedro Moraes

por Cadastrado por Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 17/05/2023, às 08h38


FacebookTwitterWhatsApp

Uma multa avaliada em 14,7 milhões de yuans (cerca de R$ 10,5 milhões) foi definida por parte do governo chinês sobre um dos grupos de comédia mais conhecidos do país. Na acusação, a gestão do país avalia que o coletivo quis "prejudicar a sociedade" ao lançar uma piada onde comparou o exército nacional com cães de rua. As informações foram publicadas pelo portal g1.

Nesse sentido, o Departamento de Cultura da China garantiu que multará o Shanghai Xiaoguo Culture Media Co. em 13,35 milhões de yuans. Junto a isso, emplacaria uma punição de 1,35 milhão do comediante Li Haoshi, tido como autor da piada. 

Rapidamente, ele viralizou nas mídias sociais chinesas no início desta semana, após um membro da audiência publicar a descrição de uma piada que ele fez em um stand-up ao vivo em Pequim em 13 de maio. Durante a apresentação, Li relatou que notou dois cães de rua que ele adotou perseguindo um esquilo.

No depoimento, o comediante mencionou que lembrou da frase "ter um bom estilo de trabalho, ser capaz de lutar e vencer batalhas", um slogan empregad pelo presidente chinês Xi Jinping em 2013 para elogiar a ética de trabalho do exército nacional.

"Nunca permitiremos que nenhuma empresa ou indivíduo use a capital chinesa como palco para difamar intencionalmente a imagem gloriosa do exército", aponta o departamento cultural, reforçando que a Xiaoguo Culture será impedida de realizar qualquer show futuro em Pequim.

Anida conforme a publicação, como retorno à multa, a Xiaoguo Culture culpou o incidente por "grandes brechas na administração" e disse que rescindiu o contrato de Li.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp