Mundo

China faz sorteio para superar caos no trânsito

Imagem China faz sorteio para superar caos no trânsito
As cidades não suportam mais congestionamentos e poluição  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 03/04/2011, às 21h45   Redação Bocão News



Desde janeiro deste ano, moradores de grandes centros urbanos como Pequim e Xangai precisam passar por um sorteio para comprar um carro. A medida é uma resposta aos altos níveis de poluição a aos constantes engarrafamentos da cidade. O objetivo é  diminuir o número de automóveis que circulam nas ruas. Já em sua terceira edição, a rifa trouxe poucas diferenças para os congestionamentos na cidade - e ainda deixou muita gente a pé.

Em janeiro, quando foi realizada a primeira loteria, a chance de um comprador conseguir uma placa era de uma em 10. Em fevereiro, apenas uma em cada 17 pessoas conseguia sair do leilão com uma placa. Em março, a chance caiu para uma em 23. Inscritos no sorteio e não-contemplados entram automaticamente na próxima rodada.

Um dos problemas atestados no primeiro trimestre do sorteio foi o número de participantes que não têm necessidade ou intenção de adquirir um carro efetivamente. Como a lei permite que qualquer pessoa entre na rifa, famílias chegam a alistar todos os seus membros para aumentar a chance de conseguir uma placa, já que o sorteado tem até seis meses para comprar o carro antes que sua licença expire.

Salvador não está tão longe da realidade caótica do trânsito chinês. Os motoristas da capital baiana já sofrem com a falta de caminhos e horários alternativos para evitar congestionamentos. De segunda a sexta-feira, o engarrafamento está em toda parte. A cidade está distante da qualidade do sistema coletivo de transportes que aliviaria bastante o inchaço do número de automóveis nas ruas. Enquanto isso, aguardam-se as vagarosas obras do metrô soteropolitano.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp