Mundo

União Europeia propõe controle de fronteira e internet contra o terrorismo

Publicado em 11/01/2015, às 19h48   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

Ministros de 12 países europeus, além do secretário americano, Eric Holder, propuseram, neste domingo (11), aumentar o controle sobre as fronteiras e fortalecer o monitoramento de extremistas para evitarem o terrorismo. Propaganda na internet de grupos terroristas islâmicos também será combatida. Os ministros querem medidas mais duras para combater o terrorismo.

 O ministro da França afirmou que é preciso adaptar o sistema Schengen para permitir controles de passageiros nas fronteiras. Já o ministro da Bélgica é a favor de elaborar uma ‘lista de combatentes estrangeiros’. As autoridades europeias tentam implementar  uma legislação que obrigue as companhias aéreas a darem aos governos informações sobre passageiros. Porém a medida está em tramitação desde abril de 2013, mas é considerada ‘invasiva’.

Os ministros também defenderam a melhoria de luta contra o tráfico de armas dentro da UE e a necessidade de se articular uma mensagem positiva para contra-atacar a propaganda jihadista. Participaram da reunião, os ministros da Alemanha, Letônia, Áustria,  Bélgica, Dinamarca,  Espanha, Itália,  Holanda, Polônia, Suécia e Reino Unido.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp