Mundo

Quase 90 pessoas já morreram nas inundações em Mianmar

Publicado em 07/08/2015, às 08h14   Redação Bocão News (@bocaonews)


FacebookTwitterWhatsApp

As intensas chuvas que atingiram as cidades de Mianmar, também impactado pelo ciclone "Komen", deixaram 12 das 14 regiões do país isoladas por causa de grandes inundações. Nesta sexta-feira (7), as autoridades informaram à imprensa, que o número de mortos chegou a 88 e que pelo menos 330 mil pessoas foram afetadas. 
A região mais afetada, com 55 mortos, é o estado de Rakhine, no oeste, uma das quatro regiões declaradas na semana passada como "zona de desastre" pelo governo birmanês, segundo o jornal "Global New Light of Mianmar'.
O presidente birmanês, Thein Sein, pediu a evacuação dos moradores das áreas baixas da região de Ayeyarwaddy, onde vários rios superaram o nível de risco e ameaçam transbordar-se.
Segundo o Ministério de Bem-Estar Social, as inundações deslocaram cerca de 85.400 pessoas, e destruíram 10.956 casas e 900 quilômetros quadrados de terras de cultivo. O governo birmanês solicitou nesta semana ajuda internacional para assistir aos afetados e admitiu sua "frágil" resposta perante o desastre natural.
Agências humanitárias já distribuíram 387 toneladas de comida a 103.000 pessoas, além de 620.000 pastilhas para purificar água e diverso material sanitário e para refúgios, segundo o Escritório de Coordenação para Assuntos Humanitários da ONU.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp