Mundo

Vingadores de Bin Laden matam 70 no Paquistão

Publicado em 13/05/2011, às 06h32   Redação Bocão News e Agências



O duplo atentado ocorrido na manhã desta sexta-feira (13) em um centro de treinamento militar em Charsadda, no Paquistão, foi reivindicado pelo movimento taleban como "o primeiro ato de vingança" pela morte do "mártir" Osama bin Laden, ocorrida no último dia 1º de maio durante uma operação militar americana na cidade paquistanesa de Abbottabbad.

Em nota divulgada pelas agências de notícias, Ehsanullah Ehsan, porta-voz do Movimento dos Talebans do Paquistão (TTP), afirmou que ocorrerão "mais ataques em massa no Paquistão e no Afeganistão" para vingar Bin Laden.

Ao menos 70 pessoas morreram na ação. Entre os cerca de 80 feridos, a maioria composta por jovens recrutas, muitos estão em estado grave, o que deve elevar o número de mortos nas próximas horas.

O ataque desta sexta-feira, o mais violento desde a morte do líder da Al Qaeda, foi feito por um suicida e uma explosão de bomba na hora em que os recrutas do Corpo de Fronteira saíam do quartel. O corpo é uma unidade paramilitar comandada pelo Exército e atua exclusivamente nas áreas fronteiriças com o Afeganistão.

De acordo com a polícia local, cerca de 15 corpos ficaram totalmente carbonizados e 20 veículos foram destruídos pelas explosões.
Os talebans paquistaneses, que prometeram lealdade à Al-Qaeda em 2007, são os principais responsáveis pela onda de ataques, a maior parte suicidas, que nos últimos três anos já deixou 4.300 mortos em todo o Paquistão.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp

Tags

Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)