Mundo

Prêmio Nobel

Publicado em 08/10/2010, às 15h39   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp

O prêmio Nobel de Química de 2010 foi dividido entre o químico norte-americano Richard Heck e os japoneses Ei-Ichi Negishi e Akira Suzuki pelo desenvolvimento de técnicas que permitem a criação de novas moléculas de carbono, mais complexas que as existentes na natureza.

Os nomes dos vencedores foram divulgados na última quarta-feira (6) pela Fundação Nobel em Estocolmo. Dez milhões de coroas suecas, o equivalente a US$ 1,5 milhão, serão divididas entre os três premiados.

Nesta semana, já foram anunciados os prêmios Nobel de Medicina, Física, Literatura. Nesta sexta-feira (8) a Fundação divulgou a o nome do ganhador do Nobel da Paz, o ativista chinês Liu Xiaobo, 54, preso desde 2009. O Nobel de Literatura coube ao escritor peruano Mario Vargas Llosa.

O próximo anúncio deve ser do Nobel de Economia. Na segunda-feira foi conhecido o ganhador do prêmio Nobel de Medicina, o biólogo britânico Robert Edwards, criador da fertilização in vitro. O pesquisador desenvolveu um procedimento que permite fertilizar as células do óvulo humano em um tubo de ensaio e implantá-las no útero, o que possibilkitou o nascimento de Louise Brown, primeiro bebê de proveta, em 25 de julho de 1978.

Desde então, mais de quatro milhões de bebês foram concebidos através da técnica. As conquistas de Edward tornaram possível o tratamento da infertilidade, justificou o comitê do Instituto Karolinska responsável pela escolha do ganhador

Andre Geim e Konstantin Novoselov foram os ganhadores do prêmio Nobel de Física de 2010 por experimentos inovadores com grafeno, um novo material mais forte que diamante, condutor de calor e, misturado com plástico, superflexível.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp