Mundo

Após tentativa de golpe, presidente turco diz ter situação sob controle

Publicado em 16/07/2016, às 07h41   Redação Bocão News



Após tentativa de golpe feita pelas Forças Armadas da Turquia, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse na madrugada deste sábado (16) que a situação do país está sob controle.
Segundo o primeiro ministro turco Benali Yildirim, 161 pessoas morreram, mais de 1.400 ficaram feridas e mais de 2.800 militares foram presos. As autoridades ainda expurgaram 29 coronéis e cinco generais que supostamente teriam conspirado contra Erdogan, segundo a agência de notícias Anadolu.
O general Ümit Dündar –nomeado neste sábado (16) comandante interino do Estado-Maior das Forças Armadas, no lugar do general Hulusi Akar, que havia sido capturado pelos militares na sexta– disse mais cedo que oficiais da Força Aérea, da polícia militar e de unidades blindadas (tanques) eram os principais envolvidos na tentativa de golpe.
Por volta das 7h30 locais (1h30 em Brasília) a situação começava a reverter para o lado do governo após forças aliadas e partidários do mandatário tentarem retomar as ruas ocupadas pelos militares golpistas. Porém, ainda era possível ouvir explosões em Ancara e Istambul.
Matéria relacionada:
Governo diz que derrotou tentativa de golpe e prendeu líderes na Turquia

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp