Mundo

Terrorismo atinge a Espanha em meio a aumento de 'turismofobia'

Publicado em 19/08/2017, às 12h03   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os ataques em Barcelona e Cambrils aconteceram em um momento em que a capital catalã "morre de êxito" —expressão usada na Espanha para se referir a incapacidade de dar conta do próprio sucesso— ao mesmo tempo que tenta reivindicar as Ramblas para os próprios moradores.
Segundo matéria da Folha, o turismo, que movimenta a economia espanhola, ficou grande demais. O alerta veio em dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Só até junho deste ano, a Espanha recebeu 36,3 milhões de turistas, cerca de 11% mais que o mesmo período do ano passado. A Catalunha responde sozinha por mais de 23% do total, e recebeu 8,6 milhões de viajantes.
Ao contrário de anos anteriores, quando a indústria considerava ainda não ter tocado o teto, agora surgiu uma nova palavra na boca de autoridades e, principalmente, moradores: "turismofobia". O sentimento antiturismo chegou ao ápice neste verão, junto com a inflação na compra e aluguel de imóveis, e a queda de braço entre prefeitura e AirBnb, onde 5 mil anúncios de apartamentos não têm licença turística.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp