Mundo

Descoberta vala comum com 1.270 corpos em Trípoli

Publicado em 25/09/2011, às 17h10   Redação Bocão News


FacebookTwitterWhatsApp


Uma vala comum com 1.270 corpos foi descoberta neste domingo (25) em Trípoli pelos insurgentes, anunciaram porta-vozes da oposição. A descoberta somente foi possível porque um simpatizante do regime de Muammar Gaddafi detido horas antes apontou o local exato.

A fossa comum fica perto da prisão de d'Abou Salim. Os corpos encontrados ali poderiam pertencer aos presos da prisão massacrados pelo regime de Gaddafi em 1996.

O chefe do Conselho militar de Trípoli, Abdul Hakim Belhadj, que esteve detido durante anos na prisão de Abu Salim, afirmou que as forças rebeldes estiveram abreviando informação sobre o local da vala comum, mas que até existem incertezas a respeito.

A penitenciária, que fica na capital Líbia, tem uma péssima reputação. Os adversários ao regime foram detidos durante os anos do governo de Gaddafi garantiram que foram torturados sistematicamente por diferentes técnicas.

Abou Salim abrigou também presos acusados de pertencer ao GICL (Grupo Islâmico Líbio de Combate) que aparentemente fomentaram uma tentativa de rebelião da população carcerária que terminou o massacre de 1996, um dos maiores da história do país.

Mais de 1,2 mil pessoas foram assassinadas e este fato foi silenciado pelas autoridades. No final de agosto, quando os rebeldes alcançaram o controle de Trípoli os habitantes próximos a este complexo penitenciário abriram as portas e liberaram de centenas de detidos.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."



Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp