Mundo

Em Cabo Verde, Imbassahy avalia como positivo encontro com brasileiros presos e autoridade do país

Reprodução
Trio foi detido com 1.157 quilos de cocaína, condenado a 10 anos e aguarda apelação; dois dos presos são baianos  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 19/07/2018, às 06h54   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em viagem a Cabo Verde, no continente africano, autoridades do Brasil se mobilizam pela defesa dos três velejadores, que estão há 11 meses presos na Ilha de São Vicente. As informações foram publicadas pelo jornal O Estado de São Paulo. Estão presos os baianos Rodrigo Dantas, de 25 anos, e Daniel Dantas, de 44 (que não são parentes), além do gaúcho Daniel Guerra, de 37. O capitão era o francês Olivier Thomas, de 50, também condenado.

O grupo tripulava o veleiro Rich Harvest, flagrado com 1.157 quilos de cocaína no Porto de Mindelo, ilha da costa oeste da África. Apesar de a Polícia Federal brasileira alegar inocência do trio, a Justiça de Cabo Verde decidiu pela condenação a 10 anos por tráfico de drogas, em março.
Segundo o jornal, na quarta-feira (18), Temer participou de um encontro rápido com parentes dos brasileiros na frente de um hotel na Ilha do Sal. Ao jornal, familiares disseram que o presidente teria dito que daria “toda atenção e acompanhamento necessário daqui para a frente” para que “o mais breve, possam estar de volta ao Brasil”. “Nós queremos muito levar nossos filhos para casa”, disse Fátima Ruthe Guerra, mãe de Daniel.

Entre parentes, a sensação é de incerteza e angústia. “Mesmo com toda as provas de inocência que já apresentamos, eles não acatam. É um sofrimento ter de esperar um julgamento que não tem nem data, para que a situação seja revertida”, disse Alex Coelho Lima, tio de Rodrigo Dantas, ao jornal.

Integrante da comitiva, o deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB-BA) publicou no Facebook vídeos pela liberdade dos brasileiros, e disse que encontrou com o grupo. “Conversei com os três velejadores presos na Cadeia Central de São Vicente, no Cabo Verde, Rodrigo e Daniel Dantas e Daniel Guerra. Eles estão bastante indignados com o que está acontecendo, mas também muito confiantes no Judiciário do Cabo Verde. Com respeito à soberania entre os países, o que procuramos é que o inquérito da PF brasileira, que inocentou os jovens, seja reconhecido pela Justiça de lá. Saindo agora de Cabo Verde ainda mais confiante depois que fui procurado pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades e Defesa, Luis Filipe Tavares, que me afirmou estar acompanhando com muita atenção o caso dos velejadores brasileiros. Um resultado muito positivo da nossa viagem”, disse em rede social.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp