Mundo

Noruega resgata passageiros de cruzeiro após problema nos motores; vídeos mostram momentos de tensão

Reprodução
Polícia informou que 397 dos 1.373 ocupantes do navio já foram transportados para terra com o auxílio de helicópteros  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 24/03/2019, às 11h21   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O navio de cruzeiro, MV Viking Sky, teve uma falha mecânica em meio a fortes ventos e ficou à deriva perto do litoral de Hustadvika, no leste da Noruega, neste sábado (23). As autoridades norueguesas iniciaram a retirada de 1.373 pessoas por helicóptero, mas a operação, que continua neste domingo (24), foi dificultada pelo mau tempo. Cerca de 500 pessoas já foram retiradas.

Segundo a BBC, o navio esteve à deriva depois de uma falha no motor, em meio a condições de ventos muito fortes. O governo local avalia se continua com o resgate dos passageiros enquanto o cruzeiro está sendo rebocado para um porto próximo. A tripulação conseguiu religar 1 dos motores durante a tarde.

As autoridades da cidade de Fraena, onde foi montado um centro de amparo aos resgatados em diferentes hotéis, afirmaram em entrevista coletiva que 17 pessoas precisaram ser hospitalizadas. Três delas, de acordo com a "NRK", estão em estado grave.

A operação de reboque visa levar o Vikings Sky ao porto de Molde, que fica a cerca de 80 quilômetros do local onde o cruzeiro parou. Três helicópteros, utilizado nos resgates dos passageiros a bordo, continuam acompanhando o cruzeiro e retirando pessoas da embarcação.

Quando falharam os motores, o navio passava pela zona de Hustadvika. A faixa da costa norueguesa é conhecida por ser uma das zonas marítimas mais perigosas, pelo mau tempo e águas rasas pontuadas por rochedos.

O MV Viking Sky, que fez a sua viagem inaugural em 2017, pertence à empresa Viking Ocean Cruises, fundada pelo milionário norueguês Torstein Hagen. De acordo com o site da empresa, o navio tem capacidade para 930 passageiros.

Uma das passageiras a bordo do cruzeiro publicou vídeos no Twitter. As imagens mostram o interior do navio, com a mobília numa das divisões deslizando pelo chão devido à forte ondulação.


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp