Mundo

Obama perde maioria na Câmara

Publicado em 03/11/2010, às 11h38   Redação Bocão News e Agências



O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, perdeu a maioria na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados). O Partido Democrata perdeu a maioria na Câmara, mas manteve o controle do Senado nas eleições legislativas dos Estados Unidos, realizadas nesta terça-feira (23).

O Partido Republicano conquistou mais de 39 cadeiras na Câmara dos Representantes, que antes estavam com os democratas, conquistando assim o controle da Casa, e 37 das 100 vagas do Senado, segundo as primeiras parciais. Com os resultados definidos para 422 das 435 cadeiras da Câmara, os republicanos haviam garantido 239 assentos, superando os 50%.

No Senado, apesar de os democratas terem perdido vagas para a oposição em pelo menos cinco Estados, o partido conseguiu manter a maioria. Os americanos escolheram também governadores de 37 dos 50 estados.

Barack Obama telefonou para líderes democratas e republicanos do Congresso e expressou a estes últimos sua disposição em colaborar com eles, após o triunfo até agora da oposição nas eleições legislativas. O líder republicano John Boehner deverá assumir a presidência da Câmara dos Representantes. 

A virada no comando do Congresso já era prevista e, segundo analistas, deverá tornar mais difícil para Obama levar adiante muitas de suas propostas até o final do mandato.

Especialistas afirmam ainda que o resultado das urnas demonstra o descontentamento dos eleitores norte-americanos com os dois primeiros anos do governo Obama e, principalmente, com a lenta recuperação da economia do país.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp