Mundo

Carta anuncia retirada de militares americanos do Iraque

Reprodução/Twitter
Um porta-voz do Pentágono, citado pela Reuters, não conseguiu confirmar imediatamente a autenticidade do documento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Twitter

Publicado em 06/01/2020, às 18h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Uma carta que seria da coalizão liderada pelos Estados Unidos e enviada ao comando militar iraquiano nesta segunda-feira (6) anuncia que tropas americanas serão retiradas do país nos próximos dias, de acordo com as agências Reuters e France Presse.

Porém, segundo o portal G1, um porta-voz do Pentágono, citado pela Reuters, não conseguiu confirmar imediatamente a autenticidade do documento.

De acordo com a publicação, testemunhas da agência relataram ter ouvido diversos helicópteros sobrevoando Bagdá. A Reuters disse que uma fonte militar iraquiana confirmou que a carta seria autêntica.

"Senhor, em deferência à soberania da República do Iraque, e conforme solicitado pelo Parlamento do Iraque e pelo Primeiro Ministro, o CJTF-OIR estará reposicionando forças ao longo dos próximos dias e semanas para se preparar para os movimentos a seguir", diz um trecho.

A suposta retirada das tropas americanas do Iraque acontece em meio a escalada de tensão na região após a morte do general iraniano Qassem Soleimani, no dia 2 de janeiro, atribuída a um ataque dos Estados Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp