Mundo

Presidente da Ucrânia cobra "admissão total de culpa" do Irã

Reprodução/ Redes Sociais
Ele também pediu a devolução dos corpos e pagamento de indenização pelo Irã às famílias das vítimas  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Redes Sociais

Publicado em 11/01/2020, às 09h22   Redação BNews



O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, não ficou plenamente satisfeito com o pedido de desculpas do Irã, que admitiu que seus militares abatarem o avião comercial ucraniano por acidente. 

O líder do país do leste europeu diz que aguarda a "admissão total de culpa" da nação islâmica. O Irã admitiu o "erro" em um comunicado feito na manhã deste sábado (10). A tragédia no Teerã deixou 176 mortos, entre iranianos, ucranianos e canadenses.

Zelensky usou as redes sociais para cobrar punição aos responsáveis, além da devolução dos corpos e pagamento de indenização pelo Irã às famílias das vítimas. Por fim, o ucraniano ressaltou que as investigações devem prosseguir "sem obstáculos".

"Esta manhã traz a verdade. A Ucrânia insiste na admissão total de culpa. Esperamos que o Irã leve os responsáveis ​​à justiça, devolva os corpos, pague uma indenização e faça um pedido oficial de desculpas. A investigação deve estar completa, aberta e continuar sem atrasos ou obstáculos", escreveu Zelensky.

Justin Trudeu, primeiro-ministro do Canadá, também reagiu à admissão de culpa por parte do governo iraniano. Ele endossou o pedido por um desfecho do caso, que levou à morte de 57 canadenses que estavam no voo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp