Mundo

Embaixador britânico no Irã nega participação em manifestações contra autoridades do país

Reprodução/ Twitter
O embaixador foi detido na noite do último sábado por autoridades iranianas, por ter incitado protestos  |   Bnews - Divulgação Reprodução/ Twitter

Publicado em 12/01/2020, às 12h40   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O embaixador do Reino Unido no Irã, Rob Macaire usou sua conta pessoal no Twitter para negar ter participado de qualquer manifestação contra as autoridades em Teerã, como anunciou a imprensa iraniana.

"Posso confirmar que não participei de qualquer manifestação", escreveu neste domingo (12). Segundo o jornal britânico Daily Mail, o embaixador foi detido na noite do último sábado por autoridades iranianas, por supostamente ter "incitado" manifestantes em Teerã.

Nesse sábado (11), o governo iraniano assumiu a responsabilidade pela morte de 176 pessoas em um ataque acidental a uma aeronave civil. O anúncio fomentou manifestações populares.

O embaixador acrescentou que esteve em uma vigília pelas vítimas, mas que ficou na manifestação por cinco minutos. Ele afirma que pessoas começaram a gritar palavras de ordem contra as autoridades do país a partir deste instante.

Anteriormente, o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Dominic Raab, anunciou que Macaire tinha sido detido sem dar detalhes. Ele declarou que a detenção do embaixador não tinha fundamento, e podia ser configurada com uma violação da legislação internacional".

O embaixador foi libertado uma hora depois de ser detido, também segundo Raab.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp