Mundo

Mesmo após negar participação em manifestação, embaixador britânico é convocado pelo Irã para prestar esclarecimentos

Reprodução / Twitter
Em seu perfil oficial do Twitter, Rob Macaire, que chegou a ser detido, esclareceu o ocorrido   |   Bnews - Divulgação Reprodução / Twitter

Publicado em 12/01/2020, às 13h11   Redação BNews



O embaixador do Reino Unido no Irã, Rob Macaire, foi convocado pelo governo iraniano para prestar esclarecimentos sobre sua suposta participação em um ato político "ilegal", em Teerã, neste sábado (11). “Hoje, Rob Macaire foi convocado por causa de seu comportamento não convencional ao comparecer a uma manifestação ilegal no sábado (11)”, diz o comunicado do Ministério das Relações Exteriores.

Na ocasião, Macaire chegou a ser detido e em seguida foi liberado. Londres negou neste domingo (12) que Macair tenha participado de qualquer manifestação contra as autoridades, conforme noticiado por alguns meios de comunicação iranianos. Em uma rede social, o vice-ministro iraniano das Relações Exteriores , Abbas Araghchi, esclareceu o motivo da detenção. "Ele não foi preso, mas detido como uma estrangeiro não identificado em uma reunião ilegal".

Na manhã deste domingo (12), o próprio embaixador utilizou seu perfil oficial do Twitter para negar a participação na manifestação. "Posso confirmar que não participei de qualquer manifestação", escreveu. O embaixador acrescentou que esteve em uma vigília pelas vítimas, mas que ficou na manifestação por cinco minutos. Ele afirma que pessoas começaram a gritar palavras de ordem contra as autoridades do país a partir deste instante.

Matéria relacionada
Embaixador britânico no Irã nega participação em manifestações contra autoridades do país

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp