Mundo

Uruguai fecha fronteiras com a Argentina a partir desta terça-feira

Fernando Frazão/Agência Brasil
O país registrou o primeiro caso de coronavírus na última sexta-feira (13) e atualmente tem 29 casos de confirmados da doença  |   Bnews - Divulgação Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicado em 17/03/2020, às 13h26   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, determinou o fechamento de todas as fronteiras, terrestre, fluvial e aérea, com a Argentina a partir da 0h desta terça-feira (17). As informações são da Agência Brasil.

Com a medida, os cidadãos uruguaios e os estrangeiros residentes no país poderão entrar no país. Também está autorizada a entrada de mercadorias e ajuda humanitária. O país tem hoje 29 casos de infectados pelo novo coronavírus.

A decisão foi tomada após uma videoconferência realizada ontem e que contou com a participação dos presidentes do Brasil, Argentina, Paraguai, Chile, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia e Uruguai.

Os postos de fronteira terrestre entre Brasil e Uruguai também foram fechados. Eles estão nas cidades brasileiras de Santana do Livramento (fronteira com Rivera, no Uruguai), Quaraí (com Artigas), Jaguarão (com Rio Branco), Barra do Quaraí (com Bella Unión), Chuí (com Chuy) e Aceguá (com Aceguá).

O presidente uruguaio afirmou que conversou com o ministro da Defesa do Brasil, Fernando Azevedo e Silva, na tentativa de estabelecer algum controle nas fronteiras entre os dois países, por se tratar de fronteira seca. As fronteiras secas são aquelas onde não há um rio, lago ou oceano dividindo os dois países, apenas uma divisão simbólica no território.

Outra decisão anunciada por Lacalle Pou foi a suspensão dos voos provenientes da Europa a partir da próxima sexta-feira (20). O retorno de milhares de uruguaios está sendo analisado pelo Ministério das Relações Exteriores, que está em contato com as embaixadas para colaborar com o regresso dos cidadãos.

O Uruguai, que registrou o primeiro caso de coronavírus na última sexta-feira (13), agora já é o terceiro país se considerados os casos de infectados em relação ao tamanho da população.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp