Mundo

Xi Jinping critica politização da pandemia durante discurso na Assembleia Geral da ONU

Reprodução/Gov Cn
Dirigente chinês foi o quarto chefe de Estado a fazer seu pronunciamento. O presidente brasileiro Jair Bolsonaro realizou a abertura do evento  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Gov Cn

Publicado em 22/09/2020, às 13h18   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O líder chinês, Xi Jinping, criticou a politização do coronavírus durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas nesta terça-feira (22). Durante fala no mesmo evento, o norte-americano Donald Trump voltou a culpar a China pela disseminação da Covid-19.

De acordo com informações do jornal Folha de São Paulo, Jinping convocou a comunidade internacional a se unir para enfrentar os desafios do futuro pós-pandemia, e pediu que os países sigam diretrizes com base em evidências científicas e lancem uma resposta conjunta sob a tutela da Organização Mundial de Saúde (OMS).

"O vírus será derrotado e a humanidade vencerá essa batalha", disse. Sem citar os EUA - com quem a China vive constantes conflitos de natureza comercial - o dirigente chinês afirmou que seu país não tem interesse em buscar hegemonia, expansão ou aumentar sua esfera de influência.

"Nós não temos intenção de travar uma guerra fria ou quente com qualquer país", afirmou o dirigente, argumentando que o plano de desenvolvimento da China é "aberto, cooperativo e pacífico". Xi foi o quarto chefe de Estado a fazer seu pronunciamento, depois do turco Recep Tayyip Erdogan, do americano Donald Trump e do brasileiro Jair Bolsonaro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp