Mundo

Nobel de Medicina 2020 vai para cientistas que descobriram o vírus da hepatite C

Reprodução / Universidade Rockfeller
Ministério da Saúde alerta para prevenção do vírus  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Universidade Rockfeller

Publicado em 05/10/2020, às 11h00   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Academia Sueca anunciou, nesta segunda-feira (05), que o Prêmio Nobel 2020 foi para três cientistas que descobriram o vírus da hepatite C. Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice descobriram que a inflamação do fígado pode ser crônica e causar um câncer, podendo chegar até á morte. 

O três vencedores vão dividir o valor de R$ 10 milhões de coroas suecas, o equivalente a R$ 6,3 milhões. Cada um fez um estudo diferente para descobrir a doença. 
- Harvey J. Alter, de 85 anos, fez um estudo associado à transfusões de sangue e descobriu que um vírus desconhecido era uma causa comum de hepatite crônica;
- Michael Houghton, usou a estratégia que ainda não foi testada para isolar o genoma;
- Já Charles M. Rice, forneceu a evidência final onde mostra que o vírus pode, sozinho, causar a doença.

Há cinco tipos de hepatite: A, B, C, D e E. No Brasil, existem duas vacinas contra dois deles, A e B, que são cobertas pelo SUS. Já o tipo E, a china teria feito uma imunização, mas ainda não está disponível em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Ministério da Saúde recomenda que as pessoas não compartilhem objetos que tenham entrado em contato com sangue, como seringas, agulhas, alicates, escova de dente, entre outros. Ainda é importante lembrar de usar preservativo nas relações sexuais e não utilizar tais objetos para o uso de drogas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp