Mundo

Estudos da Nasa e Universidade mostram existência de água na Lua

Divulgação/Nasa
De acordo com a pesquisa, foram localizadas moléculas de água presas em grãos minerais  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Nasa

Publicado em 26/10/2020, às 16h36   Redação BNews



A revista científica Nature Astronomy apresentou, nesta segunda-feira (26), dois estudos que mostram a existência de moléculas de água na Lua, o que confirma os indícios já apontados por cientistas há uma década. 

Um dos estudos que apontam que existe água na superfície lunar foi conduzido pela Nasa, agência espacial dos Estados Unidos. De acordo com a pesquisa, foram localizadas moléculas de água presas em grãos minerais.

Além disso, a pesquisadora da Nasa Casey Honniball, principal autora do estudo, explicou que a detecção da pesquisa não é de água em forma de gelo. Todavia, a descoberta foi realizada na face lunar que recebe a iluminação do Sol e isso foi apontado como “prova química” da existência de água. 

De acordo com o G1, foram utilizados dados do observatório Sofia, uma aeronave Boeing 747SP modificada para carregar um telescópio capaz de mostrar uma visão mais ampla do sistema solar e do universo. Nele, a Cratera Clavius, umas das maiores crateras visíveis da Terra, possuía moléculas de água. 

Conforme o estudo, foi a primeira vez em que um grupo de pesquisadores foi capaz de diferenciar a molécula H2O (a fórmula química da água) de outro composto químico (hidroxila, OH).

O segundo estudo científico que apontou a presença de água na Lua foi conduzido pelo departamento de astrofísica da Universidade do Colorado, nos EUA. Ao contrário da Nasa, este estudo revelou a existência de uma multidão de microcrateras com água congelada no fundo. 

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores utilizaram dois instrumentos do orbitador de reconhecimento lunar da NASA, o LRO. Combinando os dados com modelos 3D, eles conseguiram reproduzir o tamanho e a distribuição das sombras, em escalas menores que um milímetro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp