Mundo

Biden bate recorde com 70 milhões de votos e Trump diz que vai pedir recontagem em Wisconsin

Reprodução/RS
Contudo, nas eleições norte-americanas não basta ter a maioria dos votos diretos. É preciso conquistar a maioria dos delegados do colégio eleitoral  |   Bnews - Divulgação Reprodução/RS

Publicado em 04/11/2020, às 15h46   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O democrata Joe Biden alcançou a marca de 70.005.562 votos nas eleições pela presidência dos EUA. De acordo com informações da Associated Press, o montante equivale a 50,16% do total já apurado. Já o atual presidente, e candidato a reeleição, o republicano Donald Trump tem 67.290.385 - igual a 48,22%.

Mesmo sem a apuração ter terminado, a votação conquistada por Biden já é superior à recebida por Obama em 2008 - 69.498.516. Contudo, nas eleições norte-americanas não basta ter a maioria dos votos diretos. É preciso que o candidato a presidência conquiste a maioria dos delegados que compõem o colégio eleitoral.

E nesse sentido, o democrata vem conquistando uma vitória importante no estado de Wisconsin, onde aparece na frente pela apuração. O diretor de campanha de Trump, Bill Stepien, informou que o republicano irá pedir recontagem dos votos no estado "imediatamente", informa o portal G1.

"Wisconsin tem sido uma disputa frágil como sempre soubemos que seria. Tem surgido relatos de irregularidades em vários condados de Wisconsin, que levantam sérias dúvidas sobre a validade dos resultados. O presidente está bem dentro do limite para solicitar uma recontagem e faremos isso imediatamente", afirmou por meio de nota.

As eleições do País ocorreram na última terça-feira (3), mas o processo de contagem dos votos segue nesta quarta-feira (4) e ainda deve demorar para acabar. Em virtude da pandemia do novo coronavírus, muitos eleitores votaram pelo correio e a contabilização destes votos tornará o processo de descoberta do vencedor mais demorada.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp